Início Nova Cultura Essa Portugalidade que deslumbrava o Papa de Roma

Essa Portugalidade que deslumbrava o Papa de Roma

462
0

Do Papa Pio XII ao Patriarca de Lisboa, aos Arcebispos e Bispos de Portugal

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 36782634_2124755917782764_6858186834606817280_n-2.jpg

A ACTIVIDADE MISSIONÁRIA PORTUGUESA

“[…]
9. Como foi possível que vós, embora sendo poucos, fizestes tanto na santa cristandade? Onde Portugal encontrou forças para acolher sob seu domínio tantos territórios da África e da Ásia, para estendê-lo até às mais distantes terras americanas? Onde, senão naquela ardente fé do povo português, cantada por seu maior poeta, e na sabedoria cristã dos seus governantes, que fizeram de Portugal um dócil e precioso instrumento nas mãos da Providência, para a actuação de obras tão grandiosas e benéficas?

10. Afinal, enquanto homens exímios, conscientes da própria responsabilidade, como Afonso de Albuquerque e João de Castro governam com rectidão e prudência as várias colónias portuguesas e prestam ajuda e protecção aos zelosos anunciadores da fé – que grandes monarcas como João III se empenham em mandar naqueles países Portugal se impõe ao mundo pela potência de seu império e pela sua gigantesca obra civilizadora.”

PIO PP. XII

Artigo anteriorPatriotismo sim, nacionalismo não
Próximo artigoHoje, há cinquenta e sete anos, era invadida a nossa Índia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui